sábado, 14 de julho de 2012

O melhor é esque­cer de nós mesmos

O orgulho é a causa principal da infelicidade em todas as situações e em todas as famílias desde que o mundo foi criado. Os outros vícios podem até mesmo reunir as pessoas, pode haver uma boa camaradagem, risos e piadas entre gente bêbada ou entre devassos, etc. Mas o orgulho sempre significa a inimizade. o afastamento, a separação por se achar melhor que os outros.

Olhando para o passado defrontamos com algo que é, em todos os aspectos, infinitamente superior a nós. Se você não sabe do que eu estou falando e que você não é nada comparado a isso, não sabe absolutamente nada sobre nada. O homem orgulhoso sempre olha de cima para baixo para as outras pessoas e coisas: é claro que, fazendo assim, não pode enxergar o que está acima de si.

Isso levanta uma boa questão. Como podem existir pessoas evidentemente cheias de orgulho que declaram acreditar em Deus e se consideram muitíssimo religiosas? Infelizmente, elas adoram um Deus imaginário. Na teoria, admitem que não são nada comparadas a esse Deus fantasma, mas na prática passam o tempo todo a imaginar o quanto ele as aprova e as considera melhor que ao resto dos comuns mortais. Ou seja, pagam alguns tostões de humildade imaginária para receber uma fortuna de orgulho em relação a seus semelhantes. Suponho que é a esse tipo de gente que Cristo se referia quando dizia que pregariam e expulsariam os demônios em seu nome, mas no final ouviriam dele que jamais os conhecera. Cada um de nós, a todo momento, vê-se diante dessa armadilha mortal. Felizmente, temos como saber se caímos nela ou não. Sempre que constatamos que nossa vida religiosa nos faz pensar que somos bons, sobretudo, que somos melhores que os outros, podemos ter certeza de que estamos agindo como marionetes, não de Deus, mas do orgulho. A verdadeira prova de que somos humildes é se nos esquecermos completamente de nós mesmos ou então seremos como objetos pequenos e sujos. Então, concluo que o melhor é esquecer de nós mesmos. E assim saberemos se somos tão bons o quanto pensamos!!!


Nenhum comentário: