segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Possibilidade


A espiritualidade cristã significa alinhar-se – ou sintonizar – com o Espírito de Deus; a missão cristã é alinhar-se – ou sintonizar – com a atividade de Deus. Uma vez que é o Espírito de Deus que fundamenta sua missão, e é a missão de Deus que manifesta se Espírito, a espiritualidade e a missão cristãs são inseparáveis e indivisíveis.

Às vezes nos equivocamos pensando que a espiritualidade é mística, enquanto que a missão é ativista. A medida principal não é questão de misticismo ou ativismo. A medida mais segura é Cristo, que nos é acessível nas Sagradas Escrituras. O misticismo nos leva a agir como Cristo agiu? O ativismo nos leva a pensar como Cristo pensou?

Nossas ações contêm quatro componentes básicos: a motivação, o “porquê”; a intenção o “para quê”; a estratégia, o “como”; e o resultado, o “quê”. A missão cristã consiste em lutar para que haja coerência entre estes quatro elementos.

Temos um exemplo histórico do impacto desta coerência: é a manifestação do poder da vida e ressurreição de Jesus. A fé cristã é a confiança de que este poder da vida se desencadeará cada vez que estes quatro elementos se unirem com o Espírito de Deus. A missão e a espiritualidade cristã apontam para esta possibiliade.

Nenhum comentário: