domingo, 30 de janeiro de 2011

Em Secreto

Muitas pessoas se penalizam por não entregar à Deus mais do seu tempo.
Por não poderem entrar em seus quartos em secreto, fechar a porta, dobrar o joelho e falar com ele.
Há um bom tempo eu optei por ser um cristão do tipo que muitos estão chamando de emergente, resolvi seguir o evangelho mais simples, mais honesto para com Deus, com o meu meu próximo e comigo mesmo.
Resolvi tirar as máscaras da religião e da "santidade" e mostrar quem sou realmente como pessoa cristã pensante.
Mas falando da oração no decorrer da minha vida eu aprendi que se eu quero que Deus me ouça eu tenho que ter certas atitudes diariamente, tenho que sacrificar meu tempo pra ele...
A grande questão é, por que sacrificar apenas um pouco do meu tempo se eu posso entregar todo ele???
A porta fechada do quarto pode ser o ato de explanar sobre meus pensamentos com Deus o dia todo...
No momento que faço, ouço, canto uma música, que converso com minha esposa, que explico os mistérios da vida pro meu filho, que dou risada com meus amigos, que ensaio com minha banda, que alimento meus animais de extimação, que tomo minha xicara de café, que navego pela internet, que vejo um filme, que estou atolado de planilhas no excel e cheio de trabalho no fim de semana e etc...
E se tudo isso fosse transformado em um longo e constante momento de oração...Se pudessemos entregar tudo isso a ele em secreto???
As nossas vidas estão cada vez mais agitadas e orar se tornou algo que fazemos apenas na igreja(para os que vão) ou 5 minutos antes de dormir(e olhe lá)...
Orações automáticas, que podemos chamar de vãs repetições, algo que não acrescenta nada ao coração de Deus e que não demonstra nosso amor muito menos nossa fé, é apenas como se dissessemos: "Ta bem Deus, Ok... Vou orar...".
Enfim cheguei a uma conclusão muito simples, o lugar secreto é a minha vida, tudo o que faço durante o meu dia é pra ele, por ele, e veio dele ...
Entendo que Deus deseja nos conhecer melhor, saber o que pensamos sobre determinados acontecimentos em nosso dia a dia.. Todo aquele mantra de "tu és santo, glória a Deus, aleluia", é muito bom e até necessário, porém, e se Deus quiser saber o que vc realmente acha do que ele faz na sua vida...
Simplesmente bater um papo, assim como Jó, que sempre foi justo porém só conheceu Deus quando começou a andar com ele diariamente,indagando, concordando e até questionando Deus muitas vezes...
Deus sempre nos amará, mesmo se não fizermos essas coisas...
Porém nós nunca saberemos quão intenso é esse amor se nosso o relacionamento com Deus for apenas superficial e momentâneo...
Enfim, aprendi que quando me culpo por não ter tempo pra orar e de dentro do ônibus digo: "Deus, Me Perdoa por não ter orado.. è que a minha vida tá muito corrida!" aquela poderá ter sido a oração mais sincera que eu poderia ter feito e no lugar mais secreto que eu poderia estar, apenas no meu coração!